sexta-feira, 31 de julho de 2009

Luz




"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." - João 14:6


Deus é a nossa luz.
Estamos todos imersos na mais profunda escuridão de pecado, acorrentados a nossos interesses egoístas, as nossas condutas erradas, ao nossos sofrimentos, quando de repente vislumbramos uma luz lá longe.
Então vem o dilema: ainda há uma esperança? Se eu estou vendo a luz, então é porque posso alcançá-la. Será que eu sou capaz de me libertar disso tudo?
Nessa hora entra em cena nosso Redentor Jesus, nosso Salvador, nosso Libertador. Ele nos ergue suas mãos marcadas pelo sacrifício que nos salvou, e nos convida a caminhar rumo em direção a luz na segurança dos seus braços. E nós que antes temíamos dar um passo em meio aquela escuridão, agora quando vemos Jesus nos sentimos seguros e encorajadas a alcançar a luz.
Seguimos caminhando pela escuridão rumo à luz e então percebemos que os espaços a nosso redor já começam a aparecer, a luz já começa a iluminá-los e nós já podemos ver por onde estamos andando, ainda assim Jesus não larga das nossas mãos, continua conosco no caminho.
Depois de mais um período de caminhada nós começamos a enxergar a nós mesmo, e então vemos como estamos sujo. Pedimos a Jesus que nos ajude a ficar limpos e ele então vem e nos lava com o seu precioso sangue que nos comprou na cruz do calvário.
A partir daí, conforme vamos nos aproximando da luz vamos reconhecendo em nós as sujeiros que estão entranhadas na alma, vamos conhecendo imundíces em nós que antes não conseguíamos exergar, e Jesus novamente nos lava e nos limpa.
E quanto mais vamos chegando perto da luz vão aparecendo manchas que antes era impossíveis de serem vistas, nós vamos percebendo o quanto não há nada de bom em nós, o quanto somos imundos, o quanto nossa carne é suja, mas como estamos com Jesus do lado, estamos sempre clamando, pedindo que ele nos purifique, desejando estar limpos.
Então quando chegarmos à luz, não haverá nenhuma sujeira da qual iremos nos envergonhar. Porque no decorrer do caminho Jesus foi nos lavando e nos tratando, nós desejamos estar limpos e então buscamos isso junto a ele, e ele nós lavou.
E quando tivermos alcançado a luz, naquele dia, estaremos purificados e transformados para o louvor e a glória daquEle que vive e reina desde sempre para sempre.
O que eu quero dizer com isso é que os santos do Senhor não são aqueles que não pecam nunca, mas sim aqueles que reconhecem seus pecados, suas fraquezas sua pequenez e buscam o tratamento, buscam a vida Deus, espelhando-se sempre na conduta que Jesus, com a sua vida, nos deixou como exemplo.
Os santos não são aqueles que não tem problemas, que não enfrentam crises, dificuldades - do contrário nenhum de nós poderia sê-lo - mas aqueles que se agarram na rocha, quando a tempestade vem. Aqueles que confiam no Senhor e que buscam refúgio e segurança nele enquanto a tempestade não passa. Aqueles que buscam com sua vida enfrentar e lidar com seus problemas, seus conflitos à maneira de Deus. Mesmo que muitas vezes fraquegem nisso, mas Deus que sonda o nosso coração em tudo, conhece a sinceridade daquele que com verdade tenta ser submisso à tudo que Ele nos ordenou.
Não confie no seu dinheiro, na sua beleza, nas suas poses, não se atribule com coisas vãs, futéis e passageiras. Mas busque o Senhor Jesus, queira-o mais do que você quer uma bolsa importada, deseje-o mais do que você deseja um apartamento reformado, exalte-o mais do que você exalta a você mesmo, engrandeça-o e não tente o tempo todo ser o visto, o admirado, o elogiado. Não busque que os outros lhe invejem, nao busque glória pra você, mas humilhe-se diante daquele para quem nao há segredos e demonstre toda a dependencia que você tem dele.
As pessoas simples; honestas; que tem o coração puro, sem maldade; que buscam sempre andar em verdade procurando não mentir; pessoas que não tentam parecer mais do que são, que não buscam estar sempre nos lugares de honra; pessoas que quanto mais são, menos se vangloriam, menos se exaltam; pessoas que amam em toda extensão da palavra, que perdoam; que antes se deixam agredir ao invés de atingir alguém; pessoas quebrantadas diante do Senhor, sedentas pela sua presença e que tem prazer na sua lei, esses são os verdadeiros santos do Senhor.
Pessoas que buscam com sinceridade de coração viver à maneira de Deus. Que pecam sim, mas que com seu coração quebrantado alcançam a misericórdia do Senhor e são lavadas e remidas pelo seu sangue.
Essas pessoas naquele dia alcançaram a luz e veram à Deus como ele é!

Nós todos somos cegos, mas agarremo-nos no nosso Salvador e desejemos dia após dia, seguir andando neste caminho com ele, seguros em seus braços, e então chegará o nosso dia de ver a luz do Criador que nos dá mais que vida, vida em abundância;

No amor daquele que nos formou e que deseja que o alcancemos;


Thábata Pontes

Nenhum comentário: